PT
BR
Pesquisar
Definições



Laureiem

A forma Laureiempode ser [terceira pessoa plural do imperativo de laurearlaurear] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de laurearlaurear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
laurear1laurear1
( lau·re·ar

lau·re·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Coroar de louros.

2. Premiar, galardoar.

3. Recompensar.

4. [Figurado] [Figurado] Festejar.

5. Adornar, enfeitar.

etimologiaOrigem etimológica:latim laureo, -are.

laurear2laurear2
( lau·re·ar

lau·re·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

Passear ou estar sem fazer nada ou sem grandes preocupações. = ANDAR NO LARÉ, LAREAR, VADIAR

etimologiaOrigem etimológica:alteração de larear.

LaureiemLaureiem


Dúvidas linguísticas



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).