PT
BR
Pesquisar
Definições



covalência

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
co-valênciacovalênciaco-valênciacovalência
( co·-va·lên·ci·a co·va·lên·ci·a

co·-va·lên·ci·a

co·va·lên·ci·a

)


nome feminino

[Química] [Química] Capacidade de combinação de átomos ou moléculas em que há partilha de um par de electrões.

etimologiaOrigem etimológica:co- + valência.

iconPlural: co-valências.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: covalência.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-valência.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:covalência.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-valência.
covalênciacovalência

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.