PT
BR
Pesquisar
Definições



pão-por-deus

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pão-por-deuspão-por-deuspão por deus
|pur| |pur| |pur|
( pão·-por·-deus

pão·-por·-deus

pão por deus

)


nome masculino

[Religião] [Religião] Peditório tradicional feito por crianças no dia de Todos os Santos (1 de Novembro), véspera do dia de Finados.

etimologiaOrigem etimológica: pão + por + deus.
vistoPlural: pães-por-deus.
iconPlural: pães-por-deus.
grafiaGrafia no Brasil:pão por deus.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:pão por deus.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: pão-por-deus.
grafiaGrafia em Portugal:pão-por-deus.
pão-por-deuspão-por-deus


Dúvidas linguísticas



Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.




Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.