PT
BR
Pesquisar
Definições



Reze

A forma Rezepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de rezarrezar], [terceira pessoa singular do imperativo de rezarrezar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de rezarrezar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rezarrezar
( re·zar

re·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Orar.

2. [Popular] [Popular] Resmungar.


verbo transitivo

3. Dizer (orações, preces ou súplicas religiosas).

4. Referir, mencionar.

RezeReze

Auxiliares de tradução

Traduzir "Reze" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.