PT
BR



    Auxiliares de tradução

    Traduzir "PRAXEM-VO-LOS" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Que não é regulado por lei ou praxe, mas só depende do critério ou vontade....


    formalidade | n. f.

    Condição necessária para certos atos ou documentos se poderem executar ou serem válidos....


    formalismo | n. m.

    Observação rigorosa das formalidades ou praxes....


    fórmula | n. f.

    Forma prescrita ou de praxe....




    Dúvidas linguísticas


    Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?


    Gostaria de um esclarecimento em relação à conjugação do verbo arriar. Segundo o DLPO da Priberam, a conjugação do presente do indicativo é: arreio, arreias, arreia, arriamos, arriais, arreiam.
    Em outros dicionários a conjugação do mesmo seria: arrio, arrias, arria, arriamos, arriais, arriam. Qual seria o correto?