PT
BR
Pesquisar
Definições



Bolores

A forma Boloresé [masculino plural de bolorbolor].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bolorbolor
|ô| ou |ó| |ô| ou |ó|
( bo·lor

bo·lor

)
Imagem

Designação comum a várias espécies de fungos que se desenvolvem em ambientes com matéria orgânica húmida.


nome masculino

1. Designação comum a várias espécies de fungos que se desenvolvem em ambientes com matéria orgânica húmida.Imagem = MOFO

2. Cheiro característico de coisas ou lugares húmidos ou sem arejamento. = BAFIO, MOFO

3. [Figurado] [Figurado] Velhice, decadência.

etimologiaOrigem etimológica:latim pallor, -oris, palidez.
Ver também resposta à dúvida: pronúncia de bolor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Bolores" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.