PT
BR
    Definições



    assim

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    assimassim
    ( as·sim

    as·sim

    )


    advérbio

    1. Deste (daquele ou desse) modo.

    2. Do mesmo modo.


    conjunção

    3. Logo; porém.


    assim como

    Usa-se para indicar que algo se faz ou acontece da mesma forma que ou à semelhança de; e também (ex.: preencha os campos relativos aos seus dados pessoais, assim como o local e a data). = BEM COMO

    assim como assim

    De qualquer maneira (ex.: assim como assim, não vamos resolver nada, por isso nem vale a pena tentarmos).

    assim que

    Usa-se para indicar uma sequência imediata de acções ou situações (ex.: assim que o filme começou, desataram a rir). = APENAS, LOGO QUE, MAL

    assim seja

    Usa-se para dar aprovação incondicional. = AMÉM

    como assim

    Usa-se interrogativamente para pedir explicação ou esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente.

    é assim

    [Informal] [Informal] Locução esvaziada de sentido que se usa ou se repete no discurso, geralmente de forma inconsciente ou automática, como bordão linguístico (ex.: é assim, ninguém sai daqui se a sala não estiver arrumada).

    e assim por diante

    Usa-se para indicar uma longa sequência ou enumeração. = E POR AÍ FORA

    etimologiaOrigem: latim ad, para, até, junto de + sic, assim, desta maneira.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de assimSignificado de assim

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "assim" para: Espanhol Francês Inglês

    Anagramas



    Dúvidas linguísticas


    Tenho ouvido e visto frequentemente pessoas utilizarem as palavras "câmara" e "câmera". A minha dúvida é se a segunda tem algum significado mais estrito do que a primeira ou se simplesmente não existe na Língua Portuguesa. Quais os contextos em que devemos adoptar uma e outra?


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.