PT
BR
Pesquisar
Definições



espada-de-são-jorge

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espada-de-são-jorgeespada-de-são-jorge
( es·pa·da·-de·-são·-jor·ge

es·pa·da·-de·-são·-jor·ge

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta perene (Sansevieria trifasciata) da família das dracenáceas, de folhas lanceoladas de cor verde-escura matizadas com barras horizontais acinzentadas ou verde-claras.


nome feminino

[Botânica] [Botânica] Planta perene (Sansevieria trifasciata) da família das dracenáceas, de folhas lanceoladas de cor verde-escura matizadas com barras horizontais acinzentadas ou verde-claras.Imagem

etimologiaOrigem etimológica: espada + de + São Jorge, antropónimo.
vistoPlural: espadas-de-são-jorge.
iconPlural: espadas-de-são-jorge.
espada-de-são-jorgeespada-de-são-jorge

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



o primeiro "e" de brejeiro é aberto ou fechado?
De acordo com os dicionários de língua portuguesa que registam a transcrição fonética das palavras, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa ou o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, o primeiro e de brejeiro lê-se [ɛ], como o e aberto de vela ou neto.

No português de Portugal é comum a elevação e centralização das vogais átonas, como por exemplo a alteração da qualidade da vogal [ɛ] para [i] em pesca > pescar ou vela > veleiro, mas há palavras que mantêm inalterada a qualidade da vogal, sendo este o caso de brejeiro, que mantém a qualidade do e da palavra brejo.




Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).