Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Jurem

3ª pess. pl. pres. conj. de jurarjurar
3ª pess. pl. imp. de jurarjurar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ju·rar ju·rar

- ConjugarConjugar

verbo intransitivo

1. Prestar juramento.

2. Praguejar.

verbo transitivo

3. Declarar ou prometer com juramento.

4. Assegurar.

5. Protestar.

6. Invocar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Jurem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...tratam os outros de um jeito e você de uma maneira bem pior, embora jurem que é igual, ou até melhor..

Em causa e defeito

...esta terra imersa no tempo parado (por mais que exaltados cultores da idiossincrasia pátria jurem a pés juntos que não há lugar com

Em O felino

...do colonialismo e do patriarcado, e sejam, por isso, racistas e sexistas, mesmo que jurem não sê-lo..

Em Entre as brumas da memória

...minhas fotos, como têm estado a fazer nestes últimos dias … por mais que jurem a pés juntos que não "conhecem o autor" do espólio fotográfico que durante 20...

Em Memoria recente e antiga

...Federal de Curitiba e gerido por uma fundação controlada pelo MPF — embora eles jurem que apenas vão participar do fundo..

Em www.sganoticias.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Procuro o termo jurídico si ne qua non e não sei como se escreve. Quero inserir este termo como uma condição de conhecimento (Ex. Conhecimentos em Mecânica e Elétrica é condição si ne qua non).
A grafia correcta da expressão latina é sine qua non, cuja tradução literal é “sem a qual não”. Esta expressão corresponde a uma locução adjectiva e significa “que é indispensável ou essencial”.
pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Jurem [consultado em 24-09-2021]