PT
BR
Pesquisar
Definições



supletório

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
supletóriosupletório
( su·ple·tó·ri·o

su·ple·tó·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que supre ou serve de suplemento. = SUPLETIVO

2. [Direito] [Direito] Diz-se do juramento que se dá quando falta prova plena.

etimologiaOrigem etimológica:latim suppletus, -a, -um, particípio passado de suppleo, -ere, completar, ajuntar, suprir + -ório.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Qual a forma correcta de pronúncia da palavra menu : "ménu" ou "menú"?
Na questão colocada, não está em causa a acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: menu), mas a qualidade da vogal. Por exemplo, uma vogal que corresponde à letra e pode corresponder ao som [È], como em fé, ao som [e], como em dedo, ao som [i], como em de ou medicina, ou ainda ao som [á], como por vezes em coelho.

No português, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal e nas palavras génio e genial, o som [È] (vogal mais baixa) da palavra nio (com acento tónico em ) passa a pronunciar-se [i] (vogal mais alta) em genial pois a sílaba tónica passou a ser a última genial.

Esta regra geral aplica-se a menu e aí, como a sílaba tónica é nu, a sílaba me pode pronunciar-se [mi]nu, como em de ou medicina, (e é esta a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora). A palavra menu, apesar de já ser usada correntemente em português, é de origem francesa, sendo pronunciada com [i] também nessa língua. Desta forma, não há então motivo fonológico ou etimológico para se pronunciar menu com é aberto.




Quero saber se em Madagáscar está correcto. Ou será no Madagáscar?
O topónimo Madagáscar (que no Brasil se grafa sem acento, Madagascar) não requer artigo definido, a exemplo de muitos outros topónimos como Portugal ou Marrocos. Contrariamente aos casos de Luxemburgo ou Holanda, que requerem o artigo antecedente, é correcto dizer em Madagáscar.

O que acima se diz não é decorrente de regras fixas da língua, antes de indicações gerais difundidas por alguns gramáticos. Por exemplo, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 14.ª ed., 1998, p. 229), Celso Cunha e Lindley Cintra referem que não se emprega o artigo definido com a maioria das ilhas (é o caso de Madagáscar), embora, como os próprios autores referem, haja excepções, como a Córsega, a Madeira, a Sardenha ou a Sicília.