PT
BR
Pesquisar
Definições



jandaia-de-cabeça-azulada

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jandaia-de-cabeça-azuladajandaia-de-cabeça-azulada
( jan·dai·a·-de·-ca·be·ça·-a·zu·la·da

jan·dai·a·-de·-ca·be·ça·-a·zu·la·da

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave psitaciforme (Aratinga weddellii) da família dos psitacídeos. = PERIQUITO-DE-CABEÇA-SUJA

etimologiaOrigem etimológica: jandaia + de + cabeça + azulada, feminino de azulado.
vistoPlural: jandaias-de-cabeça-azulada.
iconPlural: jandaias-de-cabeça-azulada.
jandaia-de-cabeça-azuladajandaia-de-cabeça-azulada


Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).