Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

Alienatória

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·li·e·na·tó·ri·o a·li·e·na·tó·ri·o


(alienar + -tório)
adjectivo
adjetivo

Que se pode alienar.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Nesta conformação estão muitas cabeças ingênuas entrando em contínuo desvario, alienatória alucinantemente, sem rumo..

Em obviousmag.org

Nesta conformação estão muitas cabeças ingênuas entrando em contínuo desvario, alienatória alucinantemente, sem rumo..

Em obviousmag.org

...pátria, a sonoridade gritada no hino nacional, tomava-lhe o ser como se uma punção alienatória lhe enchesse o peito de um patriotismo largo..

Em bernardetecosta

Você não entrou em meu blog por acaso,ou melhor ,nada acontece por acaso , pagará as suas dividas e sairá deste sufoco calma , os bons espiritos estarão ao teu favor .

Em situacao.blogs.sapo.pt

...“O Céu que Nos Protege” que Paul tratou de revelar a sua viagem interior alienatória e a estranha relação com Jane..

Em buzzlit.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual o significado e origem da locução latina "et al", e como deve ser lida?
A abreviatura et al., redução da expressão latina et alii que significa literalmente “e outros”, é usada em referências bibliográficas para indicar que uma obra tem outros autores para além dos que são explicitamente nomeados (ex.: Maria Helena Mira MATEUS et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho, 5.ª ed., 2003; Maria Helena Mira MATEUS, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE, Isabel Hub FARIA et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho, 5.ª ed., 2003; refira-se que a obra citada tem 9 autores).
A leitura desta abreviatura deve corresponder à forma por extenso (et alii), dado que às abreviaturas não corresponde uma leitura abreviada, mas a leitura daquilo que representam (por exemplo, à 5.ª ed. corresponderá a leitura quinta edição).




Desejava que me ajudassem na seguinte dúvida: torção ou torsão? A palavra torsão existe? Qual o significado de cada uma?
A forma correcta é torção. Para além das acepções de “torcedura” e de “cólica de certos animais ”, registadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, obras lexicográficas mais recentes, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), registam ainda na entrada torção acepções técnicas de agricultura (“torcedura num ramo para reduzir o afluxo de seiva e a produção de folhas”), física (“deformação de sólido”) e matemática (“tipo de derivada”).
pub

Palavra do dia

pa·ra·lip·se pa·ra·lip·se


(grego paráleipsis, -eos, negligência, esquecimento, omissão)
nome feminino

[Retórica]   [Retórica]  Figura de retórica pela qual se fixa a atenção num assunto ou objecto, fingindo não se ocupar dele. = PRETERIÇÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Alienat%C3%B3ria [consultado em 29-07-2021]