Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Se procurava uma das palavras seguintes, clique nela para consultar a sua definição.
ação (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico e norma brasileira)
ala (norma brasileira)
Alan (norma brasileira)
alas (norma brasileira)
Ana (norma brasileira)
anal (norma brasileira)
Anas (norma brasileira)
aval (norma brasileira)

Caso a palavra que procura não seja nenhuma das apresentadas acima, sugira-nos a sua inclusão no dicionário.
pub

Dúvidas linguísticas


Na seguinte frase Pessoas que utilizam o computador, a Internet, os famosos jogos virtuais, possuem um desempenho maior com relação às pessoas que não os utilizam, como poderia dividi-la em sujeito e predicado?
Na frase que menciona, a função sintáctica de sujeito é desempenhada pelo grupo nominal que contém uma frase (pessoas que utilizam o computador, a Internet, os famosos jogos virtuais) e a função sintáctica de predicado é desempenhada pelo verbo possuir e pelos constituintes que dele dependem (possuem um desempenho maior com relação às pessoas que não os utilizam).



Venho pedir ajuda relativamente a um pequeno conjunto de prefixos. Que relação existe entre supra- e super-? Supra- é plural de super-? E havendo infra- pode-se supor a existência de infer-? E quanto a hiper-, de origem grega? Existe também um prefixo que identifique algo ainda mais abaixo de infra-?
Super- e supra- são elementos de formação prefixais com étimos distintos, apesar de ambos exprimirem as noções de “superioridade” (ex.: super-homem, supranormal), “excesso” (ex.: superaquecer, supranumerário) ou “intensidade” (ex.: superfino, supracondutor). Supra- indica também a noção de “posição num plano superior” (ex.: supramandibular), opondo-se a infra-, que se apõe a outras palavras para exprimir a noção de “localização em posição inferior” (ex.: inframandibular).

O prefixo super- é seguido de hífen apenas quando o segundo elemento começa por h ou r (ex.: super-homem, super-requintado). Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo supra- é seguido de hífen apenas quando o elemento que se lhe segue começa por vogal (ex.: supra-axilar, supra-excitar), h (ex.: supra-hepático), r (ex.: supra-renal) ou s (ex.: supra-sensível). Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo supra- deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: supraexcitar, supranumerário), excepto se este começar por a ou h (ex.: supra-axilar, supra-hepático), obrigando à duplicação do r e do s quando se segue de palavras começadas por essas letras (ex.: suprarrenal, suprassensível).

O elemento de composição infer- existe realmente, mas é usado com o mesmo sentido de infra-, apesar de ser de utilização menos comum (ex.: inferaxilar).

Hiper- é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou r (ex.: hiper-humano, hiper-rugoso) e tem como oposto o elemento compositivo hipo-, que exprime a ideia de “posição em local inferior” (ex.: hipocentro) e de número reduzido (ex.: hipocalórico).

Os elementos de composição prefixais não possuem flexões de género e número. Indicam apenas determinadas noções que se poderão opor às noções expressas por outros elementos.

Palavra do dia

ra·iz·-for·te |a-i| ra·iz·-for·te |a-i|
nome feminino

[Botânica]   [Botânica]  Planta brassicácea (Armoracia rusticana) cujas raízes são usadas como condimento picante. = RÁBANO-PICANTE, SARAMAGO-MAIOR

Plural: raízes-fortes.Plural: raízes-fortes.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/%CE%BE%CE%B1%CE%BD%CE%B1%CE%B2%CF%81%CE%AF%CF%83%CE%BA%CF%89?a?a%EF%BF%BD??s?? [consultado em 16-01-2021]