PT
BR
Pesquisar
Definições



tabulares

A forma tabularespode ser [masculino e feminino plural de tabulartabular], [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de tabulartabular] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de tabulartabular].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tabular1tabular1
( ta·bu·lar

ta·bu·lar

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo a tábuas, mapas, quadros, etc.

2. Que tem forma de tábua ou tabela.

etimologiaOrigem etimológica:latim tabularis, -e.
tabular2tabular2
( ta·bu·lar

ta·bu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Marcar os pontos em que o carro da máquina de escrever deve parar para alinhar o texto em colunas.

2. Organizar dados em tabela. = TABELAR


verbo transitivo e intransitivo

3. [Informática] [Informática] Deslocar o cursor, parte de um texto ou outro elemento gráfico através de vários espaços predefinidos ou fazer a deslocação entre células ou opções de um menu ou formulário; fazer tabulação.

etimologiaOrigem etimológica:inglês [to] tabulate.


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



3ª ou 3.ª? Pergunto isto porque me lembro de uma vez ter lido que 23o significa 23 graus e 23.º vigésimo terceiro.
Nenhuma das opções pode ser considerada errada, uma vez que não há nada no Acordo Ortográfico (nem de 1945, nem de 1990) que se pronuncie sobre este facto. O texto legal do Acordo Ortográfico usa sistematicamente os numerais ordinais com ponto antes da letra que indica o género do numeral, o que pode tornar preferencial a opção 3.ª, em detrimento de , mas não torna esta segunda opção errada. É um facto que 23º será ambíguo (vinte e três graus/vigésimo terceiro) e que 23.º o desambigua, mas há mais ambiguidades na língua e não é uma ambiguidade que torna um enunciado errado.