Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
balaústrebalaústre | s. m.
1ª pess. sing. pres. conj. de balaustrarbalaustrar
3ª pess. sing. imp. de balaustrarbalaustrar
3ª pess. sing. pres. conj. de balaustrarbalaustrar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·la·ús·tre ba·la·ús·tre
(italiano balaustro)
substantivo masculino

1. Colunelo ou pequeno pilar que, geralmente com outros, sustenta um peitoril ou corrimão.

2. Parte lateral da voluta do capitel jónico.


ba·laus·trar ba·laus·trar - ConjugarConjugar
(balaústre + -ar)
verbo transitivo

Guarnecer de balaústres. = ABALAUSTRAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "balaústre" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Questiono a existência da palavra extrudido ou estará incorrecta? Encontrei a palavra associada ao estado de alumínio, alumínio extrudido.
O vocábulo extrudido significa "que é obtido por extrusão", isto é, “que foi forçado a passar por uma fieira ou por um orifício para ficar com formato alongado”, sendo um adjectivo que qualifica essencialmente materiais maleáveis, plásticos ou metálicos (ex.: acrílico extrudido, alumínio extrudido, poliestireno extrudido). Esta palavra, que não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa consultados, é muito usada em domínios tecnológicos e industriais. Corresponde ao particípio passado do verbo extrudir (também ele ainda não registado em dicionários gerais de língua portuguesa), derivado do verbo latino extrudere, que significa "empurrar para fora", "obrigar a sair". Este verbo ou o respectivo particípio adjectival encontram-se já atestados em dicionários gerais de outras línguas modernas como o espanhol (extrudir), o francês (extrudé) ou o inglês (extrude).
Paralelamente, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa o adjectivo extrudado, com o mesmo significado acima atribuído a extrudido, tendo como etimologia uma derivação algo irregular pela aposição do sufixo verbal regular -ar ao radical extrud-, que seria uma alteração do radical extrus-, presente na palavra extrusão.




Qual o substantivo da família de estancar? No dicionário surge estancamento, no entanto encontro vários textos técnicos que referem estanqueidade. E estanquicidade, é a mesma coisa?
Uma família de palavras, por ser um conjunto de vocábulos com uma raiz etimológica comum, pode ter muitas palavras da mesma classe gramatical (por exemplo, à família a que pertence o verbo estancar, pertencem também, entre outros, vários adjectivos, como estancável, estanco ou estanque e vários substantivos, como estanca, estancação, estancadeira, estanco ou estanque).

No caso dos substantivos referidos, apesar de serem da mesma família e de terem um campo semântico comum, têm significados diferentes.

Estancamento refere-se à "acção ou ao efeito de estancar" (ex.: a pressão ajudou ao estancamento do sangue), enquanto estanquidade e estanqueidade se referem à "qualidade do que é estanque" (ex.: exigiu a estanquidade da canalização).

A forma estanqueidade é, do ponto de vista etimológico, algo anómala, pois a terminação -eidade é reservada às derivações de adjectivos terminados em -eo (ex.: contemporâneo/contemporaneidade, espontâneo/espontaneidade), pelo que será mais aconselhável o uso de estanquidade.

A forma estanquicidade, apesar de muito usada, não segue as regras de boa formação do português, pois não há registada nenhuma palavra estânquico a que se pudesse juntar o sufixo -idade.

pub

Palavra do dia

ja·nis·tro·ques ja·nis·tro·ques
(origem obscura)
substantivo de dois géneros e de dois números

Pessoa que se considera ter pouca importância. = BIGORRILHAS, JOÃO-NINGUÉM, MEQUETREFE, ZÉ-NINGUÉM

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/bala%C3%BAstre [consultado em 17-09-2019]