PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

actualidade

crónica | n. f.

Artigo sobre tema da actualidade, publicado na imprensa ou emitido na televisão ou na rádio (ex.: a polémica crónica do jornalista foi suspensa)....


presente | adj. 2 g. | n. m. | interj.

O tempo que nos modos dos verbos exprime a ideia de actualidade....


revista | n. f.

Espectáculo de variedades em que são geralmente abordados de forma satírica assuntos e personalidades da actualidade....


Carácter do que existe em potência (por oposição à actualidade, carácter do que existe em acção)....


dia | n. m.

Período de tempo que vai desde a meia-noite até à meia-noite seguinte ou das 00h00 às 24h....


teatro | n. m.

Espectáculo de variedades em que são geralmente abordados de forma satírica assuntos e personalidades da actualidade....


desactualizar | v. tr. e pron.

Tirar ou perder a actualidade....


leste | n. m. | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. m.

Sem perceber ou sem acompanhar (ex.: ele anda a leste da actualidade; estou a leste de tudo, tens de me explicar)....


fóssil | adj. 2 g. n. m. | adj. 2 g.

Que está fora de moda ou que não está a par da actualidade (ex.: ideias fósseis)....


comentariado | n. m.

Conjunto das pessoas que se dedicam profissionalmente à análise e ao comentário da actualidade económica, política ou desportiva, geralmente na imprensa falada (ex.: nome sonante do comentariado televisivo)....


tempo | n. m.

Conjunto de inflexões do verbo que designam com relação à actualidade, a época da acção ou do estado....



Dúvidas linguísticas



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).




Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).


Ver todas