PT
BR
Pesquisar
Definições



rédea

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rédearédea
( ré·de·a

ré·de·a

)


nome feminino

1. Correia com que se maneja o freio.

2. [Figurado] [Figurado] Direcção, poder, governo, lei.


à rédea solta

À vontade, sem freio.

com a rédea na mão

Com prudência.

tomar as rédeas

Assumir a direcção, o governo, o poder.

etimologiaOrigem etimológica:latim *retina, derivação regressiva de retineo, -ere, reter, reprimir, conservar, manter, guardar.
Confrontar: rédia.
rédearédea

Auxiliares de tradução

Traduzir "rédea" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Como se deve dizer: alcoolemia ou alcoolémia?
Apesar de a forma esdrúxula alcoolémia ser bastante usual hoje em dia, a forma alcoolemia é considerada mais correcta e vernácula, porque segue as regras de acentuação das palavras formadas com o elemento de origem grega –emia (derivado do grego haîma, -atos, que significa “sangue”, a que se junta o sufixo tónico -ia), cujo acento de intensidade recai na sílaba mi.

Embora -emia seja um sufixo formador de palavras do português, esta sequência já surgia em grego em palavras graves como anaimía (que deu origem a anemia) ou euaimía (que deu origem a euemia).

O mesmo se aplica a outras palavras como glicemia/glicémia, hiperemia/hiperémia, septicemia/septicémia, muito frequentemente tomadas como palavras esdrúxulas, mas cuja origem e formação pressupõem a acentuação na penúltima sílaba.