Significado de jogatamos-no-las

    A forma jogatamos-no-laspode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de jogatarjogatar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de jogatarjogatar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    jogatarjogatar
    ( jo·ga·tar

    jo·ga·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    O mesmo que joguetear.

    etimologiaOrigem:jogata + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    jogatina | n. f.

    Hábito ou vício de jogo....


    jogatana | n. f.

    Hábito ou vício de jogo....


    joguetear | v. intr.

    Dizer gracejos; zombar....


    jogatar | v. intr.

    O mesmo que joguetear....


    jogata | n. f.

    Jogo; partida; jogada....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "jogatamos-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Já tentei de várias formas tentar descobrir o significado da palavra papilocopista ou papiloscopista, porém até o presente momento não obtive resultado. Será que vocês são capazes de descobrir a origem da mesma e seu significado?


      A palavra vigilidade, que tem origem na palavra vígil, tem suscitado alguma controvérsia na área em que estou envolvido. É um termo que é utilizado nalguns trabalhos de psicologia e por algumas instituições nacionais ligadas aos medicamentos (ex: INFARMED). No entanto, não encontrei a palavra nos dicionários que consultei, inclusivamente o da Priberam. Alternativamente a palavra utililizada é vigilância. Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.