Significado de jogata-se-ma

    A forma jogata-se-mapode ser [feminino singular de jogatajogata], [segunda pessoa singular do imperativo de jogatarjogatar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de jogatarjogatar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    jogatarjogatar
    ( jo·ga·tar

    jo·ga·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    O mesmo que joguetear.

    etimologiaOrigem:jogata + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    jogatajogata
    ( jo·ga·ta

    jo·ga·ta

    )

    nome feminino

    Jogo; partida; jogada.

    etimologiaOrigem:italiano giocatta.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    jogatina | n. f.

    Hábito ou vício de jogo....


    jogatana | n. f.

    Hábito ou vício de jogo....


    joguetear | v. intr.

    Dizer gracejos; zombar....


    jogatar | v. intr.

    O mesmo que joguetear....


    jogata | n. f.

    Jogo; partida; jogada....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "jogata-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Se entre vogais s vale z, o porquê de cozinha e certeza se escreverem com z e não s e o porquê de casa se escrever com s e não com z? Porquê, por exemplo, vaso, casinha, casita, vasito com s entre duas vogais e porquê, por exemplo, leãozinho, leãozito, cãozinho?