PT
BR
Pesquisar
Definições



dever-se-á

A forma dever-se-ápode ser [infinitivo de deverdever], [masculino singular de deverdever], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de deverdever], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de deverdever], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de deverdever] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de deverdever].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
deverdever
|vê| |vê|
( de·ver

de·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Estar obrigado a.

2. Ser necessário.

3. Ter de suceder.

4. Ter dívidas.

5. Ser provável que.

6. Ter a dívida de.

7. Estar reconhecido (a alguém) por.


nome masculino

8. Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.

9. Obrigação.

10. Tarefa ou exercício que um professor indica aos alunos para ser feito fora das aulas, geralmente em casa. (Mais usado no plural.) = TRABALHO DE CASA


deveres conjugais

[Direito] [Direito]  Conjunto de deveres decorrentes da relação matrimonial, nomeadamente de assistência, de coabitação, de cooperação, de fidelidade e de respeito.

etimologiaOrigem etimológica: latim debeo, -ere.
dever-se-á dever-se-á

Auxiliares de tradução

Traduzir "dever-se-á" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Na definição da palavra crachá, vocês referem a sua origem francesa: do Fr. crachat s. m., insígnia honorífica que se traz ao peito; condecoração; venera. Mas crachá em francês significa "escarro, secreção" (ver http://www.cnrtl.fr/definition/crachat/substantif). Podem esclarecer?


Na entrada evacuar, não haverá erro no exemplo 'a polícia evacuou os residentes do prédio'? É que as pessoas não são evacuadas, os locais é que são evacuados; por isso, não deveria ler-se: 'a polícia evacuou o prédio' (ou seja, os residentes foram retirados do prédio)?