Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

chapado

chapadochapado | adj.
masc. sing. part. pass. de chaparchapar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cha·pa·do cha·pa·do


(particípio de chapar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se chapou.

2. [Informal]   [Informal]  Que não tem diferença ou alteração visível ou considerável (ex.: ela é o retrato chapado da mãe). = EXACTO

3. [Informal]   [Informal]  Que não deixa muitas dúvidas (ex.: sinto-me uma idiota chapada). = COMPLETO, PERFEITO, REMATADO

4. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Que está inerte ou sonolento devido ao efeito de drogas ou álcool (ex.: chapado de maconha). = DROGADO

5. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Admirado, espantado, surpreendido (ex.: fiquei muito chapada com a qualidade do filme).


cha·par cha·par

- ConjugarConjugar

(chapa + -ar)
verbo transitivo

1. Pôr chapa em. = CHAPEAR

2. Segurar com chapa.

3. Dar forma plana, de chapa, a algo. = ACHATAR, CHAPEAR

4. Cunhar moeda.

5. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Aplicar com força. = ESPETAR, PESPEGAR

6. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Dizer com franqueza, sem rodeios.

verbo pronominal

7. [Informal]   [Informal]  Cair de frente para o chão. = ESPALHAR-SE, ESTATELAR-SE

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

É como receber uma transfusão do sangue do Taika Waititi chapado de LSD..

Em BLACK ZOMBIE

Só mesmo um imbecil chapado , ou um funcionário da Inquisição menos qualificada, é que diria que o

Em GLADIUS

...Léo fez o corte e a bola sobrou para Michael, que limpou e chutou chapado na gaveta de Volpi..

Em Caderno B

Beebo sorriu como se estivesse chapado de sua própria sorte..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

última modalidade de fraude, aqui denominada de esquentamento chapado , viabilizou a introdução em circulação de 5,4 toneladas de ouro de origem ilegal...

Em www.blogdocolares.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).




Agradeço, se possível, que me esclareçam sobre o significado e origem da palavra "sôbolos", agora tão em voga pelo lançamento da última obra do escritor Lobo Antunes e tão conhecida na expressão primeira de Camões.
A palavra sôbolos corresponde à flexão do masculino plural de sôbolo. Esta é uma forma do português antigo, contracção da preposição sobre com artigo definido antigo lo e pode ter as flexões sôbola, sôbolos, sôbolas, equivalentes, respectivamente, a sobre a, sobre os, sobre as.

É de referir que a recente obra de António Lobo Antunes (Sôbolos Rios Que Vão) retoma o primeiro verso de uma redondilha de Camões que, em algumas edições com actualização gráfica, é por vezes transcrito "Sobre os rios que vão".

pub

Palavra do dia

pi·ca·tar·tes pi·ca·tar·tes


(latim pica, -ae, pega + latim científico Cathartes, género de abutre, do grego kathartês, -ou, limpador, purificador)
nome masculino de dois números

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos picatartídeos, do género Picathartes.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/chapado [consultado em 26-05-2022]