PT
BR
Pesquisar
Definições



chapadamente

A forma chapadamentepode ser [derivação de chapadochapado] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chapadamentechapadamente
( cha·pa·da·men·te

cha·pa·da·men·te

)


advérbio

De modo chapado.

etimologiaOrigem etimológica:chapado + -mente.

chapadochapado
( cha·pa·do

cha·pa·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se chapou.

2. [Informal] [Informal] Que não tem diferença ou alteração visível ou considerável (ex.: ela é o retrato chapado da mãe). = EXACTO

3. [Informal] [Informal] Que não deixa muitas dúvidas (ex.: sinto-me uma idiota chapada). = COMPLETO, PERFEITO, REMATADO

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que está inerte ou sonolento devido ao efeito de drogas ou álcool (ex.: chapado de maconha). = DROGADO

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Admirado, espantado, surpreendido (ex.: fiquei muito chapada com a qualidade do filme).

etimologiaOrigem etimológica:particípio de chapar.

chapadamentechapadamente


Dúvidas linguísticas



Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.