PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

resumidas

prolixo | adj.

Que usa demasiadas palavras (ex.: autora prolixa)....


resumido | adj.

Que se resumiu; abreviado; sintético....


sucinto | adj.

Dito com poucas palavras....


Sem grandes recursos ou posses; com pouco dinheiro (ex.: as pessoas da aldeia eram pobres e viviam muito simplesmente)....


Fórmula que resume a condição essencial da ordem nas sociedades democráticas....


argumento | n. m.

Raciocínio de que se tira consequência....


compêndio | n. m.

Compilação em que se encontra resumido o mais indispensável de um estudo....


extracto | n. m.

Aquilo que foi extraído....


síntese | n. f.

Figura que consiste em reunir numa só duas palavras primitivamente separadas....


abreviado | adj. | n. m.

Que se abreviou....


Resumo ou conjunto de notas usado como auxílio da memória para determinado assunto ou em determinada circunstância....


Resumo ou conjunto de notas usado como auxílio da memória para determinado assunto ou em determinada circunstância....


amostra | n. f.

Acto ou efeito de amostrar....



Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Ver todas