Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

tomba

tombatomba | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de tombartombar
2ª pess. sing. imp. de tombartombar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tom·ba tom·ba


nome feminino

1. Remendo no rosto do sapato.

2. [Botânica]   [Botânica]  Espelina.

Confrontar: tumba.

tom·bar tom·bar 1

- ConjugarConjugar

(origem onomatopaica)
verbo transitivo

1. Deitar abaixo ou fazer cair. = DERRIBAR, DERRUBAR

2. Inclinar sobre um dos lados.

3. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Beber, embriagar.

verbo intransitivo

4. Cair, desprender-se, dar tombo.

5. Cair rolando.

6. [Figurado]   [Figurado]  Inclinar-se, pender.

7. Declinar, descair, deslizar.

8. Retumbar.

verbo pronominal

9. Cair para o lado ou sobre um lado. = VIRAR-SE, VOLTAR-SE


tom·bar tom·bar 2

- ConjugarConjugar

(tombo, inventário + -ar)
verbo transitivo

1. Incluir em tombo ou inventário. = ARROLAR, INVENTARIAR, REGISTAR

2. Fazer o tombo ou verificar as demarcações de (ex.: tombar as terras).

3. [Brasil]   [Brasil]  Transformar em património oficial público ou pôr sob tutela do poder público, por reconhecimento de valor histórico (ex.: é possível tombar bens móveis e imóveis, públicos ou privados).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "tomba" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Na noite desta sexta-feira (2), uma guarnição da Cipe Cacaueira, após receber denúncia anônima se deslocou até o bairro Banco da Vitória, para averiguar a situação de um indivíduo a bordo do veículo Sandero, estaria traficando na localidade e exibindo arma de fogo para intimidar a população. Ao perceber aproximação da …

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...Berardo integrou “esquema orquestrado a partir das mais altas esferas do poder ” BCP tomba

Em A RODA

Um criminoso tombou em confronto com a Polícia Militar em Belmonte no final da tarde desta segunda-feira (28/06). O fato aconteceu no momento em que uma guarnição de serviço fazia rondas no final do Bairro São Benedito e se deparou com um grupo de 05 homens armados que atirou contra os policiais militares. Os suspeitos…

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Tiago Carvalho Agnelo, 29 anos, integrante do Raio A, tombou em confronto com a polícia, no final da manhã desta segunda-feira (14), no local conhecido como Gogó da Ema, em Itabuna. Tiago, também conhecido como Paulista, Suíço e Galego, era considerado de alta periculosidade e já tinha passagens por tráfico de drogas, …

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Três rosas choram, brancas e tombadas..

Em Rua das Pretas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.




Qual o significado e etimologia da palavra desfibrilador?
A palavra desfibrilador (e a sua variante desfibrilhador) designa um aparelho que, através de uma descarga eléctrica, permite combater a fibrilação cardíaca, que é uma sucessão rápida e irregular de contracções dos músculos do coração. As palavras desfibrilador e desfibrilhador são formadas através da aposição do sufixo -dor aos verbos desfibrilar e desfibrilhar, que, por sua vez, derivam dos substantivos fibrila e fibrilha (do francês fibrille), que designam qualquer fibra pequena ou, em anatomia, cada um dos filamentos longos e delgados que constituem qualquer tecido muscular, também conhecidos por miofibrilas ou miofibrilhas.
pub

Palavra do dia

al·ma·ço al·ma·ço


(português antigo a lo maço)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou espécie de papel grosso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tomba [consultado em 26-07-2021]