Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

secionar

seccionarsecionar | v. tr. e pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sec·ci·o·nar se·ci·o·nar

- ConjugarConjugar

(latim sectio, -onis, corte, secção + -ar)
verbo transitivo e pronominal

Dividir ou dividir-se em secções.




• Grafia no Brasil: secionar.

• Grafia no Brasil: secionar.

• Grafia em Portugal: seccionar.

• Grafia em Portugal: seccionar.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Vem do latim sexus, do verbo secare =cortar, secionar , separar, distinguir..

Em iepenelas.blogs.sapo.pt

Vem do latim sexus, do verbo secare =cortar, secionar

Em iepenelas.blogs.sapo.pt

...ei-la: descaraterizar, compatuar, incontatáveis, encritado, inatidão, inécia, abruto, pato-de-regime, fitício, exeções [sic], facioso, pseudo-inteletual, secionar , fição, interrução, Apocalise ..

Em Na jugular

Secionar a humanidade em categorias, seja qual for o objetivo, é algo no mínimo temerário...

Em obviousmag.org

Secionar a humanidade em categorias, seja qual for o objetivo, é algo no mínimo temerário...

Em obviousmag.org
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Encontrei um problema com o vosso dicionário. Ao consultar o mesmo com as opções pré-AO, os plurais sugeridos aparecem sempre grafados segundo o AO. Isto acontece por exemplo na palavra "pêra", que aparece com as cores do pré-AO mas o único plural indicado é "peras" e não "pêras".
Não se trata de um erro, pois o plural de pêra é peras, com ou sem aplicação do Acordo Ortográfico de 1990.

O Acordo Ortográfico de 1990 (cf. Base IX, 9.º) elimina, de facto, os acentos em pêra e pêro (assim como em palavras cujo acento serve para distinguir homógrafos de certas palavras gramaticais, como nos pares pára/para, péla/pela, pêlo/pelo), mas, segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o plural dessas duas palavras não tem acento gráfico, referindo explicitamente na Base XXII que se distinguem "pêra, substantivo, e pera, preposição arcaica (mas o plural, peras, sem acento); pêro, substantivo, e pero, conjunção arcaica (mas o plural, peros, também sem acento)". Isto acontece porque os substantivos pêra e pêro são homógrafos de palavras arcaicas (a preposição pera [= para] e a conjunção pero [= mas, porém]), mas os seus plurais peras e peros não são homógrafos de nenhuma outra palavra, uma vez que as preposições e as conjunções não têm plural.




Ao utilizar um parafuso sobre uma rosca, de maneira indevida ou forçada, ocorre um desgaste ou mesmo uma inutilização desta rosca. Sempre utilizei e ouvi o termo "espanar" a rosca. O termo está incorreto?
O verbo espanar, que deriva do italiano spanare e é homónimo do verbo espanar derivado de pano, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o sentido “desgastar (uma rosca) até ao ponto da sua inutilização”, sendo, de acordo com o mesmo dicionário, uma palavra de curso mais generalizado no Brasil.
pub

Palavra do dia

bras·sa·gem bras·sa·gem


(francês brassage)
nome feminino

Primeira fase do fabrico da cerveja, em que se mistura o malte com água a temperatura controlada, para formar o mosto. = BRASSADURA

Confrontar: braçagem.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/secionar [consultado em 06-08-2021]