Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

seccionamento

seccionamentosecionamento | n. m.
derivação masc. sing. de seccionarsecionar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sec·ci·o·na·men·to se·ci·o·na·men·to


(seccionar + -mento)
nome masculino

Acto ou efeito de seccionar.




• Grafia no Brasil: secionamento.

• Grafia no Brasil: secionamento.

• Grafia em Portugal: seccionamento.

• Grafia em Portugal: seccionamento.

sec·ci·o·nar se·ci·o·nar

- ConjugarConjugar

(latim sectio, -onis, corte, secção + -ar)
verbo transitivo e pronominal

Dividir ou dividir-se em secções.




• Grafia no Brasil: secionar.

• Grafia no Brasil: secionar.

• Grafia em Portugal: seccionar.

• Grafia em Portugal: seccionar.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "seccionamento" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...a instalação de módulos fotovoltaicos e de módulos pré fabricados (postos transformadores, postos de seccionamento , 4 armazéns e 1 sub estação)..

Em Viseu, Senhora da Beira...

...debate ambiental que se desenvolveu em torno da Ponte Vasco da Gama e do seccionamento de “habitat” que motivou e que leva a reacender o já referido no segundo

Em Sai-te daqui

No 3º caso a parábola resulta do seccionamento por um plano paralelo

Em iconoteologia.blogs.sapo.pt

...ÁGUAS DO RIBATEJO informa que devido à necessidade de instalação de uma válvula de seccionamento na rede pública na Avenida das Nações Unidas no

Em NOTICIAS DO RIBATEJO

...o argumento económico era o mais evocado: há sempre o caso das consequências do seccionamento do comércio interno que passa a externo e as previsões pessimistas do impacto disso...

Em Herdeiro de Aécio
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Tenho dúvidas como se escreve: a gerente administrativa ou a gerente administrativo. Qual a forma correta?
A palavra gerente é invariável em género, mas os adjectivos e determinantes que a modificam devem flexionar tendo em conta o sexo da pessoa a que se referem. Assim, deverá escrever o gerente administrativo e a gerente administrativa.



Tenho uma pequena dúvida entre o emprego de pronomes. Por exemplo, na frase seguinte o correto é Isto é para eu fazer ou Isto é para mim fazer?
Os pronomes pessoais, além de se dividirem em pessoa (primeira, segunda ou terceira) e número (singular ou plural), dividem-se também consoante a sua função na frase, isto é, sujeito (ex.: tu estás doente), complemento directo (ex.: vestiste-te), complemento indirecto (ex.: entreguei-te a encomenda) ou complemento circunstancial (ex.: fez isto por ti), como poderá consultar no tópico Pronomes da Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Os pronomes eu, tu, ele/ela, você, nós, vós, eles/elas, vocês correspondem então a pronomes de sujeito, que podem desempenhar não só funções de sujeito (ex.: eu faço isso), mas também de predicativo do sujeito (ex.: o professor é ele) ou de vocativo (ex.: vocês, venham cá).

A frase referida na dúvida (Isto é para eu fazer) é composta por duas orações: a principal (Isto é) e uma oração infinitiva completiva (para eu fazer), que corresponde ao predicativo do sujeito da oração principal (por isso se chama completiva). Cada uma destas duas orações tem uma estrutura interna com os seus constituintes essenciais. Atentando apenas à oração infinitiva completiva (para eu fazer), que é a que nos interessa para a questão colocada, verificamos que o pronome eu é o sujeito da oração, como se poderá constatar transformando esta oração numa frase simples (eu faço isso) ou alterando o sujeito (isto é para eles fazerem) para conferir que esta alteração obriga à concordância do verbo (é o sujeito da frase que desencadeia a concordância com o verbo).

Pelos motivos acima apontados, a frase correcta deverá ser Isto é para eu fazer e não *Isto é para mim fazer (o asterisco indica incorrecção).

pub

Palavra do dia

ga·do·lí·ni·o ga·do·lí·ni·o


([Johann] Gadolin, antropónimo [físico e químico finlandês, 1760-1852] + -io)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Gd), de número atómico 64, pertencente ao grupo das terras raras.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/seccionamento [consultado em 07-07-2022]