Significado de rebolo-no-los

    A forma rebolo-no-lospode ser [masculino singular de rebolorebolo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de rebolarrebolar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    rebolarrebolar
    ( re·bo·lar

    re·bo·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Mover ou fazer mover, dando voltas sobre si mesmo (ex.: rebolou o corpo pela duna abaixo; o barril vinha rebolar; rebolaram-se na relva). = ROLAR

    verbo transitivo e pronominal

    2. Mover ou mover-se de um lado para outro (ex.: rebolar as ancas; passou a rebolar-se à nossa frente). = BAMBOLEAR, MENEAR, SARACOTEAR


    rebolar-se a rir

    •Rir muito.

    etimologiaOrigem:re- + bola + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    rebolorebolo
    |ô| |ô|
    ( re·bo·lo

    re·bo·lo

    )

    nome masculino

    1. Espécie de mó que gira sobre um eixo próprio para amolar instrumentos cortantes.

    2. [Popular] [Popular] Cilindro.

    3. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Seixo redondo.

    4. [Portugal: Algarve, Trás-os-Montes] [Portugal: Algarve, Trás-os-Montes] Pessoa gorda, especialmente falando de crianças.

    5. Terreno coberto de mato curto.

    6. Doença que ataca a oliveira.

    adjectivoadjetivo

    7. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Bravio, rebordão (castanheiro).

    vistoPlural: rebolos |ô|.
    iconPlural: rebolos |ô|.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "rebolo-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    reboliço | adj.

    Que tem forma de rebolo....


    rebolada | n. f.

    Grupo de árvores da mesma espécie, em floresta....


    rebolado | n. m. | adj.

    Movimento circular dos quadris....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "rebolo-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de saber se a palavra meta informação leva hífen ou não, dado que meta termina em vogal e informação começa igualmente por vogal.