PT
BR
Pesquisar
Definições



raposita

A forma rapositaé [derivação feminino singular de raposaraposa].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
raposaraposa
|ô| |ô|
( ra·po·sa

ra·po·sa

)


nome feminino

1. [Zoologia] [Zoologia] Mamífero carnívoro, da família dos canídeos (Canis vulpes), que compreende animais de cauda espessa e focinho pontiagudo.

2. A pele desse animal.

3. [Figurado] [Figurado] Pessoa fina e manhosa.

4. Cesto cilíndrico usado na vindima.

5. Reprovação num exame escolar.

6. [Náutica] [Náutica] Forro de madeira debaixo das mesas do traquete.

7. Raízes que se introduzem nos canos condutores de água.

8. [Informal] [Informal] Bebedeira.

9. [Jogos] [Jogos] Jogo popular.


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

10. [Brasil] [Brasil] [Desporto] [Esporte] Relativo ao Cruzeiro Esporte Clube ou o que é seu jogador ou adepto. = CRUZEIRENSE, CRUZEIRISTA

Colectivo:Coletivo:Coletivo:raposada.


Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.