Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
1ª pess. sing. pres. conj. de queimarqueimar
3ª pess. sing. imp. de queimarqueimar
3ª pess. sing. pres. conj. de queimarqueimar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

quei·mar quei·mar - ConjugarConjugar
(latim cremo, -are)
verbo transitivo

1. Consumir ou destruir por acção do fogo; reduzir a cinzas (ex.: os incêndios queimaram metade da floresta; queimar lixo hospitalar). = ABRASAR, INCINERAR

2. Atear fogo a; fazer arder (ex.: as tropas invasoras ameaçaram queimar a cidade). = INCENDIAR

3. Crestar; esbrasear.

4. Fazer arder uma substância para libertar o seu aroma (ex:. queimar mirra).

5. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Gastar de modo perdulário. = DILAPIDAR, DISSIPAR, ESBANJAR

6. [Informal]   [Informal]  Acelerar para passar um sinal luminoso que impõe a obrigatoriedade de paragem (ex.: queimar um sinal vermelho).

7. [Informal]   [Informal]  Omitir partes ou etapas de algum processo (ex.: não adianta queimar fases porque isso só vai atrapalhar o progresso da obra). = SALTAR

verbo transitivo, intransitivo e pronominal

8. Causar ou sofrer ferida na pele por acção do fogo ou de calor excessivo (ex.: a água estava muito quente e queimou parte do pé da criança; o lume queima; queimou-se no ferro de engomar).

9. Dar ou ganhar um tom de pele mais rosado ou mais escuro por exposição à luz solar (ex.: o sol é tão forte que até queima o couro cabeludo; o ar do mar também queima; durante as férias tive mais cuidado e não me queimei muito). = BRONZEAR

10. Estragar ou ficar deteriorado por cozinhar a temperatura excessiva ou por demasiado tempo (ex.: reduza o lume para não queimar a carne; o arroz queimou; a primeira fornada queimou-se porque o forno estava muito quente).

11. Fazer parar ou deixar de funcionar por falha ou avaria (ex.: a descarga queimou o motor; a lâmpada queimou; será que os fusíveis se queimaram?).

verbo transitivo e intransitivo

12. Causar sensação de ardor, de calor intenso (ex.: tomou um gole da bebida que lhe queimou a garganta; não gosta daqueles pimentos que queimam). = ARDER, PICAR, REQUEIMAR

verbo transitivo e pronominal

13. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Causar ou sofrer desprestígio de reputação, em geral de alguém que ocupa um cargo, uma função ou uma posição.

14. Tirar ou perder o viço, por efeito do calor ou do frio (ex.: a geada queimou a vinha; as plantas queimaram-se com tanto sol). = CRESTAR

verbo intransitivo

15. Estar muito quente. = ESCALDAR

16. Causar ardor febril.

verbo pronominal

17. Impacientar-se, irar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "queime" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Questiona-se muito, nos dias de hoje, a existência ou não, na língua portuguesa, da locução Na medida em que. Afinal é uma expressão que existe ou não?
A locução na medida em que vem registada em dicionários de língua que habitualmente registam locuções nos seus verbetes (por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciência/Verbo, 2001 e no Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores, 2002). Não há qualquer razão linguística para não usar a referida locução, a não ser a sensibilidade e a capacidade de opção do utilizador da língua.



Diz-se "podendo estarem os dois casos comprovados" ou "podendo estar os dois casos comprovados"? O verbo estar conjuga-se fazendo concordância em número?
Nas locuções verbais constituídas por um verbo auxiliar ou semiauxiliar e por um verbo principal, apenas o verbo auxiliar deve concordar em número com o sujeito (ex.: os miúdos vão ficar cansados depois de tanta correria; as plantas podem crescer mais ainda se puseres adubo).

No caso da oração gerundiva em apreciação, o verbo principal é o verbo estar no infinitivo e o verbo auxiliar é o verbo poder conjugado no gerúndio. Como o gerúndio é uma forma verbal invariável, mantém sempre a mesma forma quaisquer que sejam as marcas de número do sujeito, pelo que a frase correcta é podendo estar os dois casos comprovados.

pub

Palavra do dia

qui·es·cen·te qui·es·cen·te
(latim quiescens, -entis, particípio presente de quiesco, -ere, repousar, descansar; estar calmo)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Que descansa; que está em sossego. = QUIETO, TRANQUILO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/queime [consultado em 23-09-2020]