PT
BR
Pesquisar
Definições



proximidade

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
proximidadeproximidade
|òssi| |òssi|
( pro·xi·mi·da·de

pro·xi·mi·da·de

)


nome feminino

1. Qualidade ou condição do que está próximo. = CONTIGUIDADE, VIZINHANÇA

2. Pequeno período de tempo a que está um acontecimento. = IMINÊNCIA

3. Aproximação social ou afectiva. = FAMILIARIDADE, INTIMIDADE

proximidades


nome feminino plural

4. Lugar próximo. = ARREDORES, CERCANIAS

etimologiaOrigem etimológica:latim proximitas, -atis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "proximidade" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).



"realocação" de recursos. Pode-se utilizar a palavra entre aspas, mesmo não sendo reconhecida pela maioria dos dicionários?
O substantivo realocação está bem formado, sendo uma nominalização de realocar. Tanto o substantivo realocação quanto o verbo realocar, formado a partir da aposição do prefixo re- ao verbo alocar, são neologismos de uso generalizado, sobretudo na área da economia e da informática, como revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet (ex: realocar investimentos; o banco não financiará a realocação de fábricas.).