PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

agradeis

benévolo | adj.

Que deseja bem aos outros....


garrido | adj.

Que quer agradar; bem-composto....


gostável | adj. 2 g.

Que dá gosto; que agrada; aprazível....


insuave | adj. 2 g.

Que não agrada aos sentidos....


meigo | adj.

Que manifesta carinho ou afecto; dotado de meiguice....


servil | adj. 2 g.

Relativo a servo ou próprio dele (ex.: condição servil; trabalho servil)....


palatável | adj. 2 g.

Que sabe bem; agradável ao paladar (ex.: medicamento palatável)....


impalatável | adj. 2 g.

Que não sabe bem; desagradável ao paladar....


dreda | adj. 2 g.

Que agrada ou tem qualidades positivas....


bacanudo | adj.

Que agrada ou denota qualidades muito positivas; que é muito bacana (ex.: o jogo tem uns gráficos bem bacanudos)....


baril | adj. 2 g. | interj.

Que agrada ou tem qualidades positivas....


Locução empregada em música, para indicar que o trecho pode ser tocado no movimento que mais agrade ao executante....



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).

Ver todas