PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

adão

adâmico | adj.

Relativo a Adão enquanto primeiro homem bíblico....


adamita | n. 2 g.

Membro de uma seita que imitava a nudez de Adão....


éden | n. m.

No Antigo Testamento, lugar de delícias, onde Deus colocou Adão e Eva....


adão | n. m.

O mesmo que maçã-de-adão....


pecado | n. m.

O herdado de Adão....


| n. m.

Laço apertado....


Planta trepadeira (Monstera deliciosa) da família das aráceas, nativa do México, mas cultivada como ornamental em todo o mundo, com folhas grandes, cordiformes, penatífidas e perfuradas, flores aromáticas e frutos comestíveis....


pai | n. m. | n. m. pl.

Adão....


paraíso | n. m.

No Antigo Testamento, lugar de delícias, onde Deus colocou Adão e Eva....


pré-adamita | adj. 2 g.

Que existiu antes de Adão; anterior a Adão....


nó-de-adão | n. m.

Saliência ântero-superior do pescoço determinada pela cartilagem tireóide....


Eminência da cartilagem tireóide, no pescoço....


Planta herbácea perene (Salvia splendens), da família das lamiáceas, de caules erectos, folhas opostas lanceoladas e flores de cor escarlate dispostas em racemos....


jardim | n. m.

No Antigo Testamento, lugar aprazível onde Deus colocou Adão e Eva....



Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).


Ver todas