PT
BR
Pesquisar
Definições



perturbem

A forma perturbempode ser [terceira pessoa plural do imperativo de perturbarperturbar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de perturbarperturbar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
perturbarperturbar
( per·tur·bar

per·tur·bar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Mudar, resolver ou alterar a ordem, o concerto, a quietação ou sossego de.

2. Abalar, agitar, transtornar (ex.: perturbar o sossego).

3. Interromper, confundir.

4. Envergonhar.


verbo pronominal

5. Perder a serenidade de espírito.

6. Atrapalhar-se.

7. Ficar envergonhado; envergonhar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim perturbo, -are.
perturbemperturbem

Auxiliares de tradução

Traduzir "perturbem" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).




Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].