Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

atrapalhado

atrapalhadoatrapalhado | adj.
masc. sing. part. pass. de atrapalharatrapalhar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·tra·pa·lha·do a·tra·pa·lha·do


(particípio de atrapalhar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se atrapalhou.

2. Que está desorientado, confuso ou perturbado. = EMBARAÇADO

3. Que está em situação difícil ou embaraçosa. = AFLITO

4. Que está mal, financeiramente.

5. Que está desordenado.ARRUMADO


a·tra·pa·lhar a·tra·pa·lhar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Amontoar, confundir ou enredar (como trapalhada).

2. Fazer perder o fio do discurso ou o sangue-frio a.

3. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Atropelar.

verbo intransitivo

4. Produzir confusão, dizer ou fazer trapalhices.

verbo pronominal

5. Perder o sangue-frio, confundir-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "atrapalhado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...jogador de 24 anos quer participar nos Jogos Olímpicos, do Japão, o que tem atrapalhado o planeamento e a investida dos interessados..

Em Fora-de-jogo

...você está enfrentando dificuldades para deixar de vez alguns hábitos pouco saudáveis que têm atrapalhado ou seu dia a dia, como beber, fumar ou usar drogas, chegou a hora...

Em www.rafaelnemitz.com

Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), por supostamente ter atrapalhado investigações sobre apreensão de madeira..

Em Caderno B

Ficou atrapalhado com a inesperada pergunta e estive a explicar-lhe..

Em Do Mirante

...você está enfrentando dificuldades para deixar de vez alguns hábitos pouco saudáveis que têm atrapalhado ou seu dia a dia, como beber, fumar ou usar drogas, chegou a hora...

Em www.rafaelnemitz.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra secalhar existe, como sinónimo de provavelmente. Há quem use em separado (Como está a chover, se calhar hoje não há ensaio), mas a versão Como está a chover, secalhar hoje não há ensaio é correcta?
A locução se calhar pode, de facto, ser sinónimo de provavelmente, mas sempre como duas palavras separadas, pois trata-se da conjunção condicional se e do verbo calhar. Se estiver numa só palavra, trata-se de um erro ortográfico.



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.
pub

Palavra do dia

ru·be·ta |ê|ru·be·ta |ê|


(latim rubeta, -ae)
nome feminino

[Zoologia]   [Zoologia]  Anfíbio anuro, geralmente de corpo verde e ventre branco, que pode ser encontrado na Europa e em África. = RÃ-DAS-MOITAS, RELA, RAINETA, REINETA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/atrapalhado [consultado em 28-07-2021]