Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

passatempo

passatempopassatempo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pas·sa·tem·po pas·sa·tem·po


(forma do verbo passar + tempo)
nome masculino

1. Actividade que se faz apenas por diversão ou entretenimento.

2. Concurso, lançado em revistas, rádios, televisão, sítios da Internet, etc., em que os participantes podem ganhar prémios de acordo com as condições estipuladas.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "passatempo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Tem como passatempo sua carreira solo é e proprietário de quatro

Em Geopedrados

Este era um passatempo claramente para os indivíduos mais velhos, já proprietários de uma pressão de ar, ou...

Em Vendo o Mundo de binóculos, do alto de Marvão

No ano passado, no passatempo local #NextImagePT 2020 da Huawei, lançado em Maio com o objetivo de incentivar a...

Em www.appsdoandroid.com

...alguns jornalistas e comentadores desportivos - cá dentro e lá fora -, tenham como passatempo preferido, colocar alguns futebolistas no fio da navalha..

Em largo da memória

...lança para outra tentativa, assim como um voyeur à procura de alguma diversão ou passatempo à noite..

Em www.cinecasulofilia.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Frequentemente recebo cartas de empresas e de instituições com as seguintes frases tipo Somos a solicitar a V. Exa... e Somos a informar que... Pretendia saber se existe algum fundamento ou sentido na utilização do verbo ser em vez do verbo vir nestas frases. Também desejava saber se é correcto ao terminar uma carta, antes da assinatura, usar atenciosamente em vez de atentamente.
Em alguns contextos, o verbo ser pode ser sinónimo do verbo estar, apesar de actualmente esse não ser um uso corrente do verbo. Essa relação de sinonímia está patente nas expressões somos a solicitar e somos a informar, usadas sobretudo em documentos formais, nos quais se mantém o uso de fórmulas fixas, que poderão parecer algo desadequadas no português corrente.
O advérbio atenciosamente é sinónimo de atentamente, pelo que poderá ser usado como fórmula de despedida em correspondência.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/passatempo [consultado em 27-10-2021]