PT
BR
Pesquisar
Definições



passatempo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
passatempopassatempo
( pas·sa·tem·po

pas·sa·tem·po

)


nome masculino

1. Actividade que se faz apenas por diversão ou entretenimento.

2. Concurso, lançado em revistas, rádios, televisão, sítios da Internet, etc., em que os participantes podem ganhar prémios de acordo com as condições estipuladas.

etimologiaOrigem etimológica:forma do verbo passar + tempo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "passatempo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Poderiam esclarecer o feminino de chimpanzé? Seria a chimpanzé ou o chimpanzé fêmea?
A palavra chimpanzé é um epiceno, isto é, um substantivo que tem apenas um género (masculino ou feminino) para designar um animal, seja ele macho ou fêmea. Sempre que é necessário referir o sexo dos animais, usa-se as palavras macho ou fêmea pospostas ao nome do animal. Por este motivo, o feminino de chimpanzé deverá ser o chimpanzé fêmea. Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho.

Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.