Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

morfina

morfinamorfina | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mor·fi·na mor·fi·na


nome feminino

[Farmácia]   [Farmácia]  Principal alcalóide do ópio, analgésico e soporífero, como os seus derivados (heroína). [A morfina emprega-se em terapêutica por ingestão ou por injecção; o seu abuso conduz a uma grave intoxicação.]

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "morfina" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Dúvidas linguísticas


Venho pedir uma consideração acerca da palavra compto, que tenho vindo a usar como sinónimo de "âmbito", mas segundo me constou, é apenas uma deturpação técnica de cômputo. Desde já manifesto os mais sinceros agradecimentos pelo esclarecimento.
A forma compto não existe; a grafia correcta é cômputo, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, e significa “cálculo, contagem” (ex.: O cômputo dos dias de férias está incorrecto; No cômputo geral, a participação foi positiva).



Demérito e desmérito. Não será demérito a "forma mais correcta" tendo em conta a etimologia da palavra? Desmérito não terá sido formado apenas pelo prefixo des- para provocar a negação do que se lhe segue como em desentendido, desmentido, desfazer?
As formas demérito e desmérito encontram-se ambas registadas em vários dicionários de língua portuguesa, apesar de a primeira, segundo o Dicionário Houaiss, se encontrar atestada em textos portugueses desde o séc. XVI e a segunda forma apenas ter registo escrito no séc. XIX. A forma demérito deriva do latim demeritus, mas não é por essa razão que desmérito, formado regularmente através da aposição do prefixo des- ao substantivo mérito, não se pode considerar correcto. Cabe ao falante/escrevente decidir qual das duas formas utilizar, não esquecendo que no mesmo texto, por uma questão de coerência, deverá dar-se preferência apenas a uma das formas.
pub

Palavra do dia

al·gos·pas·mo al·gos·pas·mo


(grego álgos, -ous, dor + [e]spasmo)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Contracção muscular involuntária que causa dor. = CÃIBRA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/morfina [consultado em 29-01-2023]