Significado de judiar-se-tos

    A forma judiar-se-tospode ser [infinitivo de judiarjudiar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de judiarjudiar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de judiarjudiar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de judiarjudiar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de judiarjudiar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    judiarjudiar
    ( ju·di·ar

    ju·di·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Observar os preceitos da religião judaica. = JUDAIZAR

    verbo transitivo

    2. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Fazer troça de. = ESCARNECER, GOZAR, MOFAR, RIDICULARIZAR, TROÇAR, ZOMBAR

    3. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Fazer diabruras ou maldades; cometer judiarias. = AFLIGIR, APOQUENTAR, ATORMENTAR, MALTRATAR

    etimologiaOrigem:judio + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    ícone do dicionárioVer também resposta à dúvida: sentido depreciativo de cigano e outras palavras.

    Esta palavra no dicionário

    genetia | n. f.

    Partida, judiaria, mau trato....


    judia | n. f.

    Mulher de raça hebraica....


    judaria | n. f.

    Reunião ou conjunto de judeus....


    judio | adj. n. m.

    O mesmo que judeu....


    judaizar | v. intr. | v. tr. e pron. | v. tr.

    Observar os preceitos da religião judaica (ex.: muitos tiveram de judaizar em segredo)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "judiar-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?


      Relativamente à resposta 3416 ("plural de pixel/píxel") há uma questão que não está a ser respeitada e é importante. Pixel é uma unidade e, cientificamente falando, unidades não têm plural por isso não deveria ser nem pixels nem píxeis, mas Pixel. É comum usar plural em unidades comuns como o metro, mas não quer dizer que esteja correcto, afinal também é comum dizer a grama em vez de o grama. Se aprendemos a dizer 10Newton, 20Hertz, 40Tesla, porque não podemos aprender 10 metro ou 20 Pixel?