Significado de faltasse-se-vos

    A forma faltasse-se-vospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de faltarfaltar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de faltarfaltar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    faltarfaltar
    ( fal·tar

    fal·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Não haver (o que é preciso); haver falta (de alguma coisa).

    2. Ser preciso.

    3. Não comparecer; não chegar.

    4. Haver de menos.

    5. Gastar-se, acabar-se.

    6. Deixar de cumprir.

    7. Delinquir, pecar.

    8. Desamparar.

    9. Ausentar-se (de algum lugar).

    10. Falhar.

    11. Iludir.

    12. Desaparecer; morrer.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "faltasse-se-vos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    adinâmico | adj.

    Em que há falta de forças....


    asinino | adj.

    Relativo a asno ou burro....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "faltasse-se-vos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.