Significado de embarace-se-lhes

    A forma embarace-se-lhespode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de embaraçarembaraçar], [terceira pessoa singular do imperativo de embaraçarembaraçar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de embaraçarembaraçar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    embaraçarembaraçar
    ( em·ba·ra·çar

    em·ba·ra·çar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Causar ou sofrer embaraço ou impedimento. = ATRAPALHAR, CONSTRANGER, DIFICULTAR, ESTORVAR, OBSTRUIR

    2. Tornar ou ficar misturado de forma confusa. = EMARANHAR, ENLEAR, ENREDAR

    3. Tornar ou ficar difícil ou complicado. = COMPLICAR

    4. Causar ou sentir perturbação, indecisão ou perplexidade. = EMBRULHAR, ENLEAR, PERTURBAR

    5. Causar ou sentir vergonha ou acanhamento.

    verbo transitivo

    6. [Informal] [Informal] Tornar grávida.

    etimologiaOrigem:en- + baraço + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "embarace-se-lhes" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    atrancado | adj.

    Embaraçado, cheio de atrancos, abarrotado, impedido com o que está fora do lugar....


    Que não está contraído; que não apresenta rigidez muscular....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "embarace-se-lhes" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Procuro uma palavra que poderá significar "capacidade de difundir" a que chamei difusividade, termo que me advém do inglês difusivity. Não encontrei qualquer entrada no dicionário, nem nas perguntas frequentes.


      A palavra fim de semana, aparece em todo o lado escrita com hífen, inclusive no vosso dicionário. Contudo, quando estudei a língua portuguesa nas cadeiras da faculdade, foi-nos dado como referência um manual que nos serviu como a Bíblia da Língua Portuguesa: a Nova Gramática do Português Contemporâneo. Esta gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra afirma na página 107 que a palavra fim de semana é um exemplo de quando os elementos justapostos conservam a sua "autonomia gráfica", tais como Idade Média e pai de família. Assim sendo, gostaria que me informassem se é correcto a utilização das duas formas, ou se a Nova Gramática já está desactualizada.