Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

dobrão

dobrãodobrão | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

do·brão do·brão


nome masculino

1. [Numismática]   [Numismática]  Antiga moeda de ouro com o valor de vinte quatro mil réis (24$000).

2. [Brasil: Norte]   [Brasil: Norte]  Moeda de cobre do valor de 40 réis.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "dobrão" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

despótico, não se incinera o tempo no dobrão que devia ser seu capataz??

Em O felino

Se eles capitularem, no dobrão de quem desiste de continuar a usar as forças para fazer coro com a...

Em O felino

. Com as mãos debaixo da mesa, olhando fixo a linha do horizonte no mar, inspira fundo, amassa o papel, dobra-o , vinca-o, rasga-o, desfiando-o, por fim, em mil pedaços que deixa cair no chão.

Em historiasavulso.blogs.sapo.pt

não avisaria as autoridades locais de que há um novo bu rlão na cidade?" murmuro para os meus botões. O I nspector tira o recibo , dobra-o cuidadosamente , cede a vez ao próximo e ao passar por mim , aconselha: " Tem cuidad o contigo, Zé... Não te percas!" e afasta-se. Suspiro de alívio e apresso-me a

Em MINHA P

condições que garantam o segredo de voto, dobra-o em quatro, introduzindo-o no sobrescrito de cor branca, que deve fechar adequadamente. Em seguida, o sobrescrito de cor branca e o documento comprovativo do impedimento invocado são introduzidos no sobrescrito de cor azul, que deve ser fechado, lacrado e

Em Consulado Geral de Portugal em Toronto
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/dobr%C3%A3o [consultado em 28-10-2021]