PT
BR
Pesquisar
Definições



confitado

A forma confitadopode ser [masculino singular particípio passado de confitarconfitar], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
confitadoconfitado
( con·fi·ta·do

con·fi·ta·do

)


adjectivoadjetivo

1. [Culinária] [Culinária] Que foi cozinhado em gordura, sem fritar, lentamente e a baixas temperaturas (ex.: polvo confitado).

2. [Culinária] [Culinária] Que foi banhado em calda de açúcar para ficar revestido de uma camada de açúcar depois de seco (ex.: fruta confitada). = CRISTALIZADO


nome masculino

3. [Culinária] [Culinária] Prato ou ingrediente preparado de uma destas maneiras (ex.: confitado de pato, confitado de abóbora).

etimologiaOrigem etimológica:francês confit, preparação de certas carnes cozidas e conservadas na própria gordura + -ado.
Confrontar: confeitado.
confitarconfitar
( con·fi·tar

con·fi·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Culinária] [Culinária] Cozinhar em gordura, sem fritar, lentamente e a baixas temperaturas.

etimologiaOrigem etimológica:francês confit, preparação de certas carnes cozidas e conservadas na própria gordura + -ar.
Confrontar: confeitar.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).