PT
BR
Pesquisar
Definições



confita

A forma confitapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de confitarconfitar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de confitarconfitar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
confitaconfita
( con·fi·ta

con·fi·ta

)


nome feminino

1. Usado na locução à certa confita.


à certa confita

[Portugal: Minho] [Portugal: Minho] No tempo ou momento combinado (ex.: chegou de noite, à certa confita).

[Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Com certeza; sem dúvida (ex.: e assim como prometido, à certa confita o farei).

[Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Quando menos se esperava em certo momento. = INESPERADAMENTE

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.
confitarconfitar
( con·fi·tar

con·fi·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Culinária] [Culinária] Cozinhar em gordura, sem fritar, lentamente e a baixas temperaturas.

etimologiaOrigem etimológica:francês confit, preparação de certas carnes cozidas e conservadas na própria gordura + -ar.
Confrontar: confeitar.


Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.