PT
BR
Pesquisar
Definições



confita

A forma confitapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de confitarconfitar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de confitarconfitar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
confitaconfita
( con·fi·ta

con·fi·ta

)


nome feminino

1. Usado na locução à certa confita.


à certa confita

[Portugal: Minho] [Portugal: Minho] No tempo ou momento combinado (ex.: chegou de noite, à certa confita).

[Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Com certeza; sem dúvida (ex.: e assim como prometido, à certa confita o farei).

[Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Quando menos se esperava em certo momento. = INESPERADAMENTE

etimologiaOrigem etimológica: origem obscura.
confitarconfitar
( con·fi·tar

con·fi·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Culinária] [Culinária] Cozinhar em gordura, sem fritar, lentamente e a baixas temperaturas.

etimologiaOrigem etimológica: francês confit, preparação de certas carnes cozidas e conservadas na própria gordura + -ar.
iconeConfrontar: confeitar.
confitaconfita


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.