Significado de concerte-se-vos

    A forma concerte-se-vospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de concertarconcertar], [terceira pessoa singular do imperativo de concertarconcertar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de concertarconcertar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    concertarconcertar
    ( con·cer·tar

    con·cer·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Combinar, ajustar, conciliar.

    2. Harmonizar, decidir por acordo comum.

    3. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Conferir; cotejar.

    verbo intransitivo

    4. Concordar.

    5. Soar acordemente.

    6. Acompanhar (com voz ou instrumento).

    verbo pronominal

    7. Ajustar-se, combinar.

    8. Formar concerto ou melodia.

    9. Reconciliar-se.

    etimologiaOrigem:latim concerto, -are, combater, altercar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: consertar.

    Esta palavra no dicionário

    colusório | adj.

    Que é feito por colusão; em que há colusão (ex.: concertação colusória)....


    intimista | adj. 2 g.

    Relativo a intimismo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "concerte-se-vos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Aqui temos um bairro muito tradicional chamado Pampulha, cujo nome remete a um bairro lisboeta, também chamado Pampulha ou Pampulhosa, na freguesia de Santos, segundo algumas enciclopédias (Portuguesa e Brasileira e outras). Gostaria de contar com sua ajuda para saber a origem desta palavra, se é de origem latina (relativa a pamphilli - família imperial romana), se tem origem árabe ou se é do português arcaico (pam - pão).