Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

carriola

carriolacarriola | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

car·ri·o·la |ó|car·ri·o·la |ó|


nome feminino

Carro ordinário. = CARRIPANA, CARROÇA

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...pesca do robalo, foi quem prestou o primeiro socorro ao “Jovem”, mas o Benjamim Carriola e o Jacinto Moreira

Em Not

...identificado como Henrique, foi preso na tarde desta sexta-feira (8), por furto de uma carriola na região da Vila Hilda em Dourados..

Em Caderno B

...Mochila Impermeable Bolso Maternal Para Bebe Maternidad Cambiar Panales Bolso De Gran Capacidad Con Carriola Correas Aislado Bolsillo Cambiador Rosado Baby Bolsa Organizadora De Cochecitos Para Mama Bolsa Carrito...

Em Luiz Martins

...a mirá-las por segundos, baixa-se, puxa-as com um golpe e lança-as para dentro da carriola ..

Em A barbearia do senhor Luís

A carriola foi feita por eu mesma, comprei em mdf cru e pintei com tinta acrílica...

Em casarei.net
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



Usa-se "em cima" ou "encima"? "Encima" é apenas usado como verbo?
A grafia encima corresponde à flexão do verbo encimar, quer na terceira pessoa singular do presente do indicativo (ex.: a fotografia do antigo líder encima uma espécie de altar), quer na segunda pessoa singular do imperativo (ex.: por favor, encima este anúncio na página dos classificados). A grafia em cima corresponde à locução adverbial usada com o significado "na parte superior" ou "sobre" (ex.: as crianças dormem lá em cima; o encenador não esperava as críticas que lhe caíram em cima).
pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/carriola [consultado em 18-05-2022]