PT
BR
Pesquisar
Definições



calafate

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
calafatecalafate
( ca·la·fa·te

ca·la·fa·te

)


nome masculino

1. Operário que calafeta ou veda com estopa alcatroada as juntas de navios, aduelas, tampos de pipa, etc.

2. [Botânica] [Botânica] Planta arbustiva (Berberis ruscifolia) da família das berberidáceas.

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe perciforme (Umbrina cirrosa), da família dos cienídeos, de corpo comprido, ligeiramente achatado lateralmente e prateado, com borda posterior do opérculo preta e barbatana caudal triangular, encontrado em águas atlânticas costeiras de pouca profundidade, junto de fundos rochosos e arenosos. = CALAFATE-DE-RISCAS, CORVINA, VIÚVA

4. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Padda oryzivora) da família dos estrildídeos, endémica da Indonésia. = PARDAL-DE-JAVA

5. [Brasil: Rio de Janeiro] [Brasil: Rio de Janeiro] Vento forte de leste junto à costa.

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Na frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa estou em dúvida quanto ao uso da palavra único no plural.
O substantivo defeito é masculino (ex.: o copo tem um defeito) e o adjectivo único concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: nestas férias não leu um único livro, vendeu as únicas jóias que possuía), pelo que a frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa está correcta.



Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.