Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

brejo

brejobrejo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bre·jo |é|bre·jo |é|


(origem obscura)
nome masculino

1. [Botânica]   [Botânica]  O mesmo que urze.

2. Terra que só produz urzes. = URZAL

3. Terreno onde cresce mato. = MATAGAL

4. Terreno pantanoso. = PANTANAL

5. [Figurado]   [Figurado]  Lugar frio e húmido.


ir ao brejo
Vadiar.

ir para o brejo
Ser malsucedido. = FRACASSAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "brejo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

- Lembro-me, no Brejo (entre Canas e Agueira) mataram 3 franceses e a Padeira de Aljubarrota, com a...

Em MIXTU

...e rios do litoral da Paraíba, os engenhos e antigos casarões da região do Brejo , e os sítios arqueológicos

Em www.fabianovidal.com.br

A cidade de Areia, localizada Brejo Paraibano, cria na próxima sexta feira, 20 de agosto, o seu Convention Bureau, em...

Em www.fabianovidal.com.br

...Sebrae Paraíba, em parceria com a Prefeitura de Araruna, município localizado na região do Brejo do estado, promoveu, nesta segunda-feira (9), um workshop voltado ao planejamento participativo da atividade...

Em www.fabianovidal.com.br

, escondidas num brejo , a cerca de 200 metros da casa de Arialdo..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase «O sentinela era um jovem soldado sem nome.» está correctamente aplicado o artigo definido masculino singular «O», ou deverá antes aplicar-se o artigo definido feminino «A» precedendo o nome «sentinela»? Em diferentes textos, surgem as duas diferentes formas, o que me levou a aperceber-me de uma vacilação de género; qual a preferível? E em relação a «ordenança» (enquanto soldado)?
A palavra sentinela designa, numa das suas acepções, o soldado ou, em contextos civis, a pessoa encarregada de efectuar a vigilância. Apesar de poder designar uma pessoa de sexo masculino, esta palavra surge nos dicionários como substantivo sobrecomum, registada apenas com o género feminino, à semelhança de outras palavras como criança ou pessoa. Por este motivo, será aconselhável a frase "A sentinela era um jovem soldado sem nome."

Apesar de o caso de ordenança poder parecer semelhante, o registo em dicionários confere-lhe habitualmente classificação lexical de substantivo de dois géneros, o que faz com que seja possível "O ordenança era um jovem soldado sem nome."

Esta questão varia consoante algumas especificidades lexicais de cada palavra, mas também consoante as actualizações lexicográficas feitas pelos dicionários a partir dos usos linguísticos ou de alterações sociais, culturais ou tecnológicas. O caso é porventura um pouco diferente, mas veja-se, a título de exemplo, a palavra segurança, que passou a ter, nas últimas décadas, uma acepção de substantivo de dois géneros.




Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).
pub

Palavra do dia

ul·tra·con·ge·la·ção ul·tra·con·ge·la·ção


(ultra- + congelação)
nome feminino

Processo de congelação a uma temperatura muito baixa, geralmente inferior a 40 graus negativos, e num curto período de tempo, para melhor conservar características físicas e químicas (ex.: ultracongelação do pescado).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/brejo [consultado em 22-09-2021]