PT
BR
Pesquisar
Definições



balaústre

A forma balaústrepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de balaustrarbalaustrar], [terceira pessoa singular do imperativo de balaustrarbalaustrar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de balaustrarbalaustrar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
balaústrebalaústre
( ba·la·ús·tre

ba·la·ús·tre

)


nome masculino

1. Colunelo ou pequeno pilar que, geralmente com outros, sustenta um peitoril ou corrimão.

2. Parte lateral da voluta do capitel jónico.

etimologiaOrigem etimológica:italiano balaustro.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:balaustrada.
balaustrarbalaustrar
( ba·laus·trar

ba·laus·trar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Guarnecer de balaústres. = ABALAUSTRAR

etimologiaOrigem etimológica:balaústre + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "balaústre" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.
Os dicionários de língua portuguesa registam na sua maioria a forma substabelecer, deixando de parte a variante subestabelecer. No entanto, e apesar de a forma substabelecer dever ser considerada preferencial por ser a que se encontra atestada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, a variante gráfica subestabelecer não pode ser considerada errada, porque segue o padrão de outras palavras com registo nos dicionários, como subespaço, subestação ou subestimar, estando mesmo inserida no extenso e actualizado Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.