PT
BR



    Significado de arrumar-se-me

    A forma arrumar-se-mepode ser [infinitivo de arrumararrumar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de arrumararrumar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de arrumararrumar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de arrumararrumar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de arrumararrumar].


    verbo transitivo


    verbo transitivo e pronominal


    verbo pronominal

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "arrumar-se-me" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    De boa ou má condição; arrumado; resguardado....


    Que está fora de ordem; que se desordenou....


    empetecado | adj.

    Que está vestido ou arranjado de modo exagerado (ex.: saiu de casa todo empetecado)....




    Dúvidas linguísticas


    Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?


    Relativamente às entradas e co- do dicionário, tenho duas dúvidas que gostaria me pudessem esclarecer:
    1.ª Em que base do Acordo Ortográfico de 1990 se especifica que as contrações deixam de levar acento grave?
    2.ª Se co- leva hífen antes de h, por que motivo é coabitação e não pode ser coerdeiro? Adicionalmente, creio que no Acordo Ortográfico de 1990 se estabelece que co é exceção, e não leva hífen antes de o.