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Dobe

meada | n. f.

Porção de fios dobados....


puidouro | n. m.

Pano ou trapo dobrado pelo qual se passa o fio da meada que se está a dobar, impedindo-o de cortar a pele dos dedos....


carilho | n. m.

Antigo aparelho de fiar e dobar seda....


dobadoira | n. f.

Aparelho giratório em que se enfia a meada que se quer dobar....


dobagem | n. f.

Acto de dobrar....


rodete | n. f.

Carrinho onde se doba o fio da meada de seda; rodeta....


china | n. f.

Caco ou pedrinha sobre que se doba para fazer novelo....


chino | n. m.

Pedrinha sobre que se doba....


dobado | adj.

Que se dobou....


dobar | v. tr. | v. intr.

Enovelar o fiado com ou sem dobadoura....


ensarilhar | v. tr. | v. tr. e pron.

Dobar em sarilho....



Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.

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