Significado de açudes-no-las

    A forma açudes-no-laspode ser [masculino plural de açudeaçude] ou [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de açudaraçudar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    açudaraçudar
    ( a·çu·dar

    a·çu·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Represar (água) no açude.

    2. Construir açudes.

    etimologiaOrigem:açude + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: açodar.
    açudeaçude
    ( a·çu·de

    a·çu·de

    )
    Imagem

    Construção feita num curso de água, destinada a deter ou desviar água para abastecimento, irrigação, produção de energia ou outros fins.

    nome masculino

    Construção feita num curso de água, destinada a deter ou desviar água para abastecimento, irrigação, produção de energia ou outros fins.Imagem = BARRAGEM, REPRESA

    etimologiaOrigem:árabe as-sudd, obstáculo, obstrução, represa.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "açudes-no-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    barragem | n. f.

    Obstáculo praticado numa corrente de água....


    escorinhote | n. m.

    Escora que reforça as comportas dos açudes, nos engenhos de açúcar....


    levada | n. f.

    Ato de levar....


    parada | n. f.

    Ação de parar, de deter-se....


    açodamento | n. m.

    Ato ou efeito de acelerar ou de se apressar; ato ou efeito de açodar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "açudes-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      1. Mal-formação ou malformação genética? Plural: malformações? 2. Como é mais correto: má perfusão ou mal-perfusão? Ex.: "hipofluorescência por má perfusão sub-retiniana compatível com degeneração miópica" // "hipofluorescência por mal-perfusão sub-retiniana compatível com atrofia central areolar".


      Gostaria que me fosse esclarecida uma dúvida: - É correto falar ou escrever a expressão com vistas: ...disponibilizar o sistema com vistas ao monitoramento da dívida... Entendo como correta a expressão com vista, no singular, não compreendo o porquê do plural no com vistas. Como trabalho com auditoria e permanentemente emito relatórios, necessito saber como escrever corretamente, tanto que permaneço com o site Priberam aberto enquanto escrevo, para que possa esclarecer dúvidas gramaticais.